Ouça Nossa Rádio 100% Espírita

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo

Quando chega, é sempre pleno de esperanças. Espera-se o Ano Novo para começar vida nova, para estabelecer novas metas de vida, propósitos renovados para tantas coisas...É comum as pessoas elaborarem suas listas de bons propósitos para o novo ano.Mesmo sabendo que o tempo somente existe em função dos movimentos estabelecidos pelo planeta em que nos encontramos, é interessante essa movimentação individual, toda vez que o novo período convencional de um ano reinicia.Mas, falando de lista de bons propósitos, já se deu conta que, quase sempre, esquecemos o que listamos? Alguns até esquecemos onde guardamos a tal lista, o que atesta da pouca disposição em perseguir os itens elencados.Ano Novo deve ter um significado especial.Embora o tempo seja sempre o mesmo, essa convenção se reveste de importância na medida em que, nos condicionando ao início de uma etapa diferente, renovada, sintamo-nos emulados a uma renovação.Renovação de hábitos, de atitudes, como estar mais com a família, reorganizando as horas do trabalho profissional.Importar-se mais com os filhos, lembrando-se de não somente indagar se já fizeram a lição, mas participar, olhando, lendo as observações feitas pelos professores nos cadernos, interessando-se pelos conteúdos disciplinares.Sair mais com as crianças. não somente para passeios como a praia, a viagem de férias.Mas, no dia a dia, um momento para um lanche e uma conversa, uma saída para deliciar-se com um sorvete.Outros, para só ficar olhando a carinha lambuzada de chocolate, literalmente afundando-se na taça de sorvete.Outros, mais longos, para acompanhar o passo vacilante de quem está aprendendo a andar.
***
Uma tarde para um papo com os que já estão preparando a mochila para se retirar do cenário desta vida, quem sabe, nos próximos meses? Isto é viver Ano Novo. Sair com amigos, abraçar amigos, sorrir pelo simples prazer de sorrir.Trocar e-mails afetuosos, não somente os corriqueiros que envolvam decisões e finanças. Usar o telefone para dar um olá, desejar boa viagem, feliz aniversário!Bom, você também pode fazer propósitos de comer menos doces ou diminuir os carboidratos da sua dieta, visando melhor condição de vida ou simplesmente adequar seu peso.Também pode pensar em mudar o visual. Quem sabe modificar o corte de cabelo, tentar pentear para outro lado, fazer uma visita ao dentista.E é claro, um bom check-up. Porque cuidar da saúde é essencial.Bom mesmo é não esquecer de formular propósitos para sua alma.Assim, acrescente na lista: estudar mais, ler mais, entender mais o outro, devotar-se a um trabalho voluntário, servir a alguém com alegria e bom ânimo.Com certeza, cada um terá outros muitos itens a serem acrescentados à lista.Até mesmo coisas simples como alterar os roteiros de idas e vindas do trabalho-lar-escola.Ou coisas mais complicadas, como se dispor a pensar um pouco no outro e não exclusivamente em si, no relacionamento a dois.Imprescindível, no entanto, é que você coloque a lista à vista, para olhar muitas vezes, durante todo o novo ano.Importante que se lembre de lê-la, para ir acompanhando o que já conseguiu e onde ou em que ainda precisa investir mais, insistindo, até a vitória.Seja este Ano Novo o ano de concretas realizações na sua vida!
***
Hoje é o dia que dá início a um novo ano. É o dia primeiro. Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas. É um momento de alegria e confraternização. As rogativas, em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um ano novo cheio de felicidade? Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas. Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde. Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós. Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte. Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente. Tudo continua sendo como na véspera. Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assim por diante. Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, já que um feliz ano novo não se deseja, se constrói. Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, já que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente. Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular. Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz. Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos.
***
Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por quem realmente tem autoridade, por já tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo. No ensinamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" está a chave da felicidade verdadeira. Jesus nos coloca como ponto de referência. Por isso recomenda que amemos o próximo como a nós mesmos nos amamos. Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o espírito com a ira, a inveja, o ciúme etc. Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita sua criação e suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por ele e que ele a todos nos ama. Enfim, quem quer um ano novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo. Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós. *** O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação. Assim, o dia hoje logo passará e o chamaremos ontem, como o amanhã será em breve hoje, que se tornará ontem igualmente. E, sem que nos demos conta, estaremos logo chamando este ano que se inicia de ano passado e assim sucessivamente. Que todos possamos aproveitar muito bem o tesouro dos minutos na construção do amanhã feliz que desejamos, pois a eternidade é feita de segundos.
***
Esses São os Votos dos que Fazem o CENTRO ESPÍRITA NOVA VIDA
***
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro Repositório de sabedoria, verbetes: oportunidade e tempo

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Divulgando O Espíritismo no RN.


Divulgando o Espíritismo no RN.



FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO NORTE CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL


CARTA-CONVITE

Aos dirigentes de Casas Espíritas do RN:

Conforme proposta aprovada pelo Conselho Federativo Estadual da FERN, em sua última reunião na cidade de Pau dos Ferros (04 de outubro), a Federação Espírita do RN está convidando os prezados irmãos das casas espíritas potiguares para o II ENCONTRO ESTADUAL DE DIRIGENTES ESPÍRITAS DO RIO GRANDE DO NORTE- II EDERN, a realizar-se no próximo dia 20 de dezembro, das 08:00 às 12:00 horas, na sede da FERN, à Avenida Rodrigues Alves, 779- Tirol.

O EDERN destina-se especialmente aos confrades que atuam na presidência, vice-presidência, secretaria, tesouraria e conselho fiscal das instituições espíritas. Considerando as atuais exigências da legislação do país, estamos iniciando com este encontro, na forma de oficina, um programa de Capacitação Administrativa para Dirigentes Espíritas que se desdobrará durante o próximo ano.

O EDERN contará com a presença do Dr. Francisco Ferraz Batista, presidente da Federação Espírita do Paraná, uma das maiores e bem estruturadas federativas do Brasil. Ele realizará uma oficina com o tema O CENTRO ESPÍRITA FACE A ATUAL LEGISLAÇÃO – DEVERES E CUIDADOS.
Cada instituição terá disponível 04 vagas e a ficha de inscrição segue em anexo. Poderá ainda a instituição informar os nomes dos participantes pelo fone 32118518.

Este encontro será bastante produtivo não só para as instituições espíritas regularizadas perante a legislação do país, mas de grande importância também para as casas que funcionam informalmente, muitas vezes sem a devida percepção dos riscos a que estão sujeitas.
Com certeza, esses serão momentos que muito contribuirão com o fortalecimento de nossas instituições diante das atuais exigências que enfrentamos.

Fraternalmente,

Sandra Borba Pereira - Presidente

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Divulgando o Espiritismo no RN.

Jantar Com Jesus.

O Armazém da Caridade e o Centro Espírita Caminhos da Caridade realizam, no próximo dia 20 de dezembro (sábado) a partir das 17h, mais um JANTAR COM JESUS. Neste ano a comunidade contemplada será a Favela do Fio, localizada na Av. Cap. Mor Gouveia, imediações da linha férrea.


O JANTAR COM JESUS proporciona aos nossos irmãos menos afortunados, do ponto de vista sócio-econômico, uma noite de satisfação e alegrias, pois são recebidos em ambiente festivo pelos voluntários do Armazém da Caridade, na oportunidade são servidos à mesa em lugares previamente reservados e, após o jantar, recebem roupas, utensílios domésticos e cestas básicas.

A concentração será no pátio da Transportadora Guanambi na Av. Cap. Mor Gouveia, 125-A, gentilmente cedido para a realização do evento.

As pessoas que queiram participar como voluntárias nesta atividade poderão obter mais informações com:
Manoel Lopes: 3211 5158 / manecolopes@hotmail.com
Cleber Costa: 3219 3060 / 9986 1039 / 8816 3069 / cpc@digi.com.br

Fonte: Boletim FERN

Apoios: Centro Espírita Nova Vida - CENV-APODI e
Blog MERN - O Blog do Movimento Espírita do RN